O International Young Physicists Tournament (IYPT) é uma competição científica voltada para estudantes do Ensino Médio, criado por professores do Departamento de Física da Universidade de Moscou, Rússia. O torneio prevê fases nacional e internacional.

IYPT

Durante a competição, os alunos debatem problemas de natureza investigativa, propostos pelo Comitê Internacional. Os principais objetivos do torneio são: despertar o interesse dos alunos pela Física, desenvolver o pensamento autônomo e crítico, estimular o trabalho investigativo e colaborativo, propiciar o raciocínio indutivo e dedutivo, aprimorar as habilidades de comunicação oral, desenvolver a capacidade de liderança, de trabalhar em equipe e de dividir responsabilidades.

O projeto está em funcionamento no Colégio Visão desde 2013 e, ao longo desses anos, os alunos afirmam que os resultados são positivos. Para os participantes, são vários os benefícios, como: convívio com acadêmicos, leitura de artigos científicos em outros idiomas, ajuda na escolha do curso superior, aprovações em vestibulares mais exigentes e network com grupos de pesquisa de diferentes instituições.

2013 / 2014

Etapa nacional - Equipe única “Visionários” classificada em 13o lugar (medalha de Bronze)

2014 / 2015

Etapa nacional - 3 Equipes, “Pequi de Newton” 4o lugar (medalha de Prata), “Bósons do Cerrado” e “Monsturos”

Etapa internacional - Tailândia - colocação em 5º lugar, Medalha de prata

2015 / 2016

Etapa brasileira: 2 Equipes, “Pequi de Volta” 7o lugar (medalha de Bronze) e “Bósons do Cerrado” 9o lugar (medalha de Bronze)

2016 / 2017

2 Equipes em preparação, “Pequi de Newton” e “Bósons do Cerrado”

Entre em contato e conheça nosso colégio!